Brasil

Apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados no ensino superior

Por mais que o número de novos alunos no ensino superior do Brasil esteja aumentando, com crescimento de 5,8% entre 2013 e 2019, a taxa dos estudantes que se formam ainda está longe de ser a ideal.

De acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto Semesp, na 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados no ensino superior e somente 17,4% das pessoas de 25 anos ou mais concluíram um curso.

Os índices ainda estão bem abaixo das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Para ingressantes, por exemplo, o PNE quer que 33% estejam estudando nos próximos 3 anos, um índice que já seria difícil em um cenário normal, mas está ainda mais complicado num contexto de pandemia.

Os alunos que recorrem à rede privada acabam abandonando o curso, principalmente, por problemas de falta de pagamento. É importante ressaltar que, segundo o estudo do Semesp, 78,5% das matrículas no Brasil estão concentradas no ensino superior privado, ou seja, alunos que não têm renda familiar alta precisam pagar mensalidades que, na maioria dos casos, não “cabem no bolso”.

Fonte: CNN Brasil.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo