COVID 19

Enem: cartão de confirmação deve ser liberado nesta terça-feira

Depois de atraso provocado pela pandemia de COVID-19, os preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entram na reta final. Os 5,7 milhões de inscritos para a versão 2020 do teste já podem consultar o documento que dá as diretrizes da redação para a maior prova do Brasil na Página do Participante, publicada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem. No mesmo endereço deverão ter, a partir de hoje, acesso ao cartão de inscrição e locais das provas, que começam no dia 17, na versão impressa. Neste ano, há testes também por computador e data específica para os que não puderem comparecer às provas nas datas anteriores por motivo de doença.

“A redação do Enem 2020 – Cartilha do Participante” traz como novidade as versões inéditas para surdos, pessoas com deficiência auditiva ou com dislexia. A cartilha explica como deve ser a estrutura da redação, informa o método de correção da prova e traz exemplos de textos que tiraram nota mil no Enem 2019. A produção textual é a única parte dissertativa do Enem, tem um peso muito importante para a nota e tem suas especificidades, que tornam o texto do exame diferente dos de outros vestibulares. O texto deverá ser em formato de prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com mais de 7 linhas (máximo de 30 linhas). O título não é obrigatório e, caso seja utilizado, contará como uma das linhas da produção textual.

Na reta final para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes que desejam reforçar os estudos podem recorrer a diversos conteúdos on-line disponibilizados gratuitamente. Nessas plataformas, é possível realizar cursos de reforço, assistir às videoaulas, fazer simulados, aprender por meio de jogos educativos e também acessar as provas anteriores do exame.

Em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as provas do Enem 2020 foram adiadas – normalmente, ocorrem no fim do ano – e serão realizadas em 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas. Além da redação, o exame tem 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Hoje, o Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação de Inscrição para exame. O cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento poderá ser acessado na Página do Participante. O cartão também registra se o participante deve contar com atendimento especializado, e se deve ser tratado pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o cartão nos dias de aplicação das provas.

Fonte: Estado de Minas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo