Minas Brasil

Ministro Ricardo Salles vem a Minas para fechar lixões nesta quinta-feira

ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, inaugura hoje a Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) em Francisco Dumont (5,24 mil habitantes), no Norte de Minas, onde também participa de um ato simbólico de encerramento do lixão na cidade. A obra foi implantada a partir de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, o município e o Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas (Codanorte).

Segundo Salles, o ato em Francisco Dumont vai marcar o encerramento de 15 lixões no Norte de Minas. Também ocorrerá o lançamento do Programa Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas. Será assinado protocolo para recuperação de terras degradadas na bacia do Rio Juramento, na mesma região. No manancial está situada a barragem do Rio Juramento (Sistema Rio Verde Grande), que fornece água para o abastecimento de Montes Claros, cidade de 413 mil habitantes.

Salles disse que o fim dos depósitos de resíduos a céu aberto é uma das prioridades da gestão do presidente Jair Bolsonaro, que criou o Programa Lixão Zero. Em 2 de agosto de 2010, foi promulgada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei 12.305, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabeleceu o prazo de quatro anos para o fim dos lixões.

No entanto, a meta ainda não foi cumprida, sobretudo, diante da falta de recursos dos pequenos municípios para a destinação correta dos resíduos. Passados 10 anos, ainda existem no país cerca de 2 mil depósitos de lixo a céu aberto espalhados pelos pequenos municípios do país. 

Fonte: Estado de Minas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo