Minas Brasil

Nova edição do Suplemento Literário celebra tricentenário de MG

Um olhar mais apurado sobre a formação literária do estado é a proposta da nova edição do Suplemento Literário de Minas Gerais. Ao partir da criação da Capitania das Minas Gerais, o caderno celebra os 300 anos de Minas e propõe reflexões a respeito da história mineira contada por meio de páginas e mais páginas ao longo de três séculos.

O caderno é organizado por Jacyntho Lins Brandão, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Academia Mineira de Letras. A edição “Minas Gerais – 300 Anos de Literatura” reúne textos de acadêmicos, escritores e estudiosos que se debruçaram sobre a trajetória literária mineira. “Não se pretende um levantamento exaustivo, mas a marcação de aspectos e momentos expressivos, de modo que a parte fale de algum modo pelo todo, na diversidade de vozes, lugares e temporalidades”, explica o organizador.

Em mais de 40 páginas, o Suplemento Literário desvenda as muitas “Minas” que inspiraram escritores das mais variadas formas, tanto em aspectos geográficos e históricos quanto em sociais e econômicos. O caderno também contempla registros e estudos sobre a fase em que a região já era ocupada, mas ainda não havia sido incorporada à Colônia.

Fonte: Agência Minas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo