Minas Brasil

Ex-prefeitos presos em Minas em operação contra migração ilegal para os EUA

Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (3/12) a a terceira fase da operação “Cai-Cai”, para combater a promoção da migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. Esta operação conta com o apoio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega – Homeland Security Investigations (HSI), na Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília.

As investigações, que fazem parte de ação de cooperação policial internacional contra o tráfico de pessoas, tiveram início em outubro de 2019, após recebimento de três notícias de crime diferentes, enviadas por três Unidades distintas da PF, localizadas em três estados. Em todos esses estados, havia a ação dos mesmos suspeitos de promover a emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, demonstrando a amplitude da atuação dos envolvidos. 

Segundo a Polícia Federal, as investigações apontaram a prática de crimes de promoção de migração ilegal, associação criminosa e envio ilegal de criança ou adolescente para o exterior, cobrando até 22 mil dólares por interessado. Os viajantes, sob sérios riscos, enfrentavam condições desumanas, eram forçados a corromper autoridades da imigração mexicana e ficavam submetidos aos guias denominados “coiotes” – criminosos, majoritariamente armados, responsáveis pela definição das rotas arriscadas de travessia de fronteira. 

Fonte: Estado de Minas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo