Minas Brasil

Laboratórios constatam aumento de casos positivos de COVID-19 em Minas

Os brasileiros que acompanham de longe a segunda onda da pandemia do novo coronavírus na Europa precisam ter atenção dentro do próprio país. Isso porque laboratórios particulares destacaram o aumento da procura por testes, e o pior: crescente na taxa de positividade da COVID-19Minas Gerais está entre os estados com os maiores índices no quesito citado.

De acordo com o Grupo Pardini, os números compreendidos na primeira quinzena de novembro acendem o alerta para o crescimento da COVID-19 no Brasil. Somente nas últimas 48 horas, o laboratório recebeu mais de 26 mil exames. O núcleo técnico operacional do grupo, em Minas, tem capacidade para processar 20 mil exames do tipo RT-PCR – padrão ouro para o diagnóstico da doença – diariamente.

Dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, que representa 60% do setor, endossam o alerta quanto ao aumento de casos no Brasil nos últimos 15 dias. Isso porque a entidade constatou uma crescente de 30% na procura pelos exames e de 25% na taxa de positividade.

Somente em um dos maiores laboratórios do país, na primeira quinzena de novembro, foram realizados 95 mil exames. Um aumento de 29% se comparado com os primeiros 15 dias de outubro. A crescente também foi notória na taxa de positividade, indo de 20% para 24%. De acordo com o Grupo Pardini, Minas Gerais é um dos cinco estados que mais realizaram exames nas unidades da rede e que possui as maiores taxas de positividade, perdendo apenas para São Paulo. Goiás, Rio de Janeiro e Mato Grosso vêm em seguida.

Fonte: Estado de Minas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo